sábado, 8 de outubro de 2011

Como conversar com as pessoas

Dicas para quem trabalha com marketing de rede e ou vendas diretas.Algumas profissões como promotores de vendas , também podemos fazer ótimo uso dessas dicas.




Se sua abordagem deixa mais pessoas desligadas que ligadas, então você está vivenciando algo que é comum para a maioria. Conversar com as pessoas é um desafio e, freqüentemente uma experiência intimidadora. Adicione a esta mistura à tentativa de falar para a pessoa sobre o negócio e muito rapidamente você estará deixando de falar sobre você.

Mas conversar com as pessoas não precisa deixar você estressado. Há uma arte para conversar, e é isso que você pode aperfeiçoar. Aqui estão 10 sugestões para auxiliá-lo a ter mais sucesso.
1. Não espere para ser apresentado. Quando você entra em qualquer sala onde você não conhece ninguém, não espere ser apresentado. As chances são de que ninguém o apresentará. Apresentando-se você avançará bastante no longo caminho para deixar boa impressão. Você também sentirá que sua confiança aumenta. Você pode ter de superar aquele nervosismo inicial, mas você, rapidamente, passará para um caminho – e seu público o notará.
Quando você se apresenta, não fique tímido. O que não significa ser ouvido somente de passagem, mas também você não precisa se sentir como um peixe fora d’água. Fale claramente e enuncie seu nome. Se você não lembrar os nome das pessoas – porque eles falam baixo ou seus nomes são difíceis – educadamente peça que eles repitam seus nomes. Um outro detalhe: Oferece a eles um aberto de mão firme. Não aperte demais, mas também não dê um aperto muito frouxo. 
2. Prepare-se. “Enquanto estou me encaminhando para uma festa, tento pensar em duas ou três coisas sobre as quais eu posso falar caso a conversa esfrie”, diz Debra Fine, palestrante e autor deA Bela Arte da Conversa. “Se eu já conheço a anfitriã, tento lembrar-me de coisas sobre ela, como sua paixão por esquiar ou uma obra de caridade em que ambas estamos envolvidas”. Também mantenha a par das notícias atuais, filmes, resenhas de livros e até mesmo ouça rádio. Tais informações podem ser usadas como iniciadores de conversa, mas mais provavelmente, elas poderão manter a conversa.
3. Seja você mesmo – não uma outra pessoa. Rivalizar-se pode ser a forma mais alta de bajulação, mas você não pode manter a atuação para sempre. Você pode admirar alguém por sua habilidade em conversar, mas tentar conversar com os outros da mesma maneira ficará superficial e afetado. Simplesmente seja você mesmo – você achará mais fácil conversar sobre mais assuntos, e sua audiência o achará mais interessante.
Isto dito, lembre-se de ser você mesmo antes de ser um distribuidor. Sim, você vai querer conversar com eles sobre negócios, mas deixe este assunto vir naturalmente. Sua primeira prioridade é desenvolver um relacionamento com a pessoa. Começar uma conversa com negócios leva, freqüentemente, a uma paralisação imediata.
4. Lembre-se dos nomes. Lembre-se sempre do nome da pessoa. Se você esquecer, pergunte a uma outra pessoa. Se isto não der certo, pergunte diretamente à pessoa – e peça desculpas por não se lembrar. Tente trabalhar evitando falar o nome da pessoa é difícil, senão impossível!
5. Você não tem nada a temer. Se você estiver tendo dificuldades em conversar com alguém novo, o único remédio e, simplesmente, fazê-lo. Como tudo o mais, conversar com as pessoas precisa de prática. Quanto mais você pratica, melhor você o fará. Simplesmente atue de maneira natural. O resto virá.
6. Simplesmente Faça! Assim que você tomar a iniciativa de conversar com alguém, lembre-se de fazer isto: conversar. “A regra de ouro é que você não tem que ser brilhante – somente agradável”, diz Bernardo J. Carducci, Ph.D., diretor do Shyness Research Institute da Indiana University Southeast, em New Albany, Indiana. “Se você começar com comentários simples e até mesmo óbvios, será mais fácil para os outros”.
Comece a conversa com alguma coisa com que sua audiência possa trabalhar, mas não a Faça trabalhar para chegar a ela. Não dê respostas curtas para as pergunta; isto força as pessoas a fazerem mais perguntas. “Embeleze a sua resposta”, diz Carducci, “Diga, ‘Sou contador, mas não faço contabilidade errada’”. Se perguntarem onde você esteve, “diga, ‘Levamos as crianças para a Itália”, diz Debra. “Agora eles sabem que você tem filhos e que esteve na Itália”.
7. Ouça. Se há um conselho que você deve lembrar-se é ouça o que seu público diz. Todos já estivemos em conversas onde você poderia dizer que a outra pessoa estava com outras coisas na cabeça, ou somente não estava interessada o suficiente para ouvir. Não seja esta pessoa. Ouça atentamente e Faça perguntas. Não se preocupe com o que você vai dizer em seguida. Se você estiver ouvindo, seu público fornecerá a você o que dizer. Não se preocupe em dirigir o tópico de negócios – se você estiver pensando a este respeito, você não estará ouvindo ao seu público, e eles notarão.
8. Dê atenção ao seu público. Focar sua atenção em seu público parece ser uma questão de ouvir, mas é mais do que isso. Você pode estar ouvindo, mas seus olhos podem estar vagando. O resultado? Seu público pensará que você não está prestando atenção, mesmo se você estiver.
9. Evite a falsidade. Ser sincero em seu interesse manterá as pessoas conversando. Se você estiver sinceramente interessado no que a outra pessoa está dizendo, Faça perguntas. Se você não se importa, então não Faça perguntas. Sinceridade nas perguntas é a chave para manter a conversa fluindo.
“As pessoas adoram falar sobre elas mesmas, portanto, seja um bom ouvinte”, diz Anne-Marie Fowler, uma conselheira de investimento de San Francisco e presidente de um grupo que levanta fundos para o San Francisco Ballet Encore. “Eu sempre pergunto sobre os sapatos ou as jóias da pessoa. Ambos falam sobre a pessoa. Freqüentemente pergunto o que uma jóia significa para a pessoa que a usa e que abre muitos outros tópicos”.
10. Quando tudo isso falha, converse sobre o tempo. Se você fica sem assunto, fale sobre o local em que você está. É algo que ambos estão compartilhando e, portanto, vocês podem dar uma ao outro sua opinião. Se há quadros ou fotos, fale sobre elas. Fales sobre o tempo, a casa ou prédio em que você está, ou a música que está tocando.
Um último conselho: Você não quer que esta oportunidade passe, mas ao mesmo tempo, não fale sobre o assunto negócios na primeira oportunidade. Sua apresentação inicial para uma pessoa deve servir para conhecer um ou outro e para construir um relacionamento. Se houver uma oportunidade natural para tratar de negócio como um tópico de conversa, então aproveite. Mas não force a oportunidade. Se não houver oportunidade de falar sobre negócios, entregue à pessoa o seu cartão e veja se você consegue sua informação de contato ou mesmo marque um almoço. Haverá muita oportunidade para conversar com o seu público – portanto, não force.

Se gostou , comenta alguma coisa .Agradeço desde já

0 comentários:

Postar um comentário